Mídias sociais vão movimentar US$ 16,9 bilhões em 2012, diz Gartner

01 de Setembro de 2012

img

  • img

    O mercado mundial de mídias sociais vai movimentar US$ 16,9 bilhões em 2012, valor que representa um aumento de 43,1% em relação a 2011, de acordo com estudo do Gartner.

    O setor de publicidade teve a maior fatia desse segmento, segundo a empresa, com US$ 8,8 bilhões. Entre 2010 e 2011, a receita de jogos sociais mais que dobrou e deve chegar aos US$ 6,2 bilhões até o final de 2012.

    De acordo com o Gartner, o uso das mídias sociais está amadurecendo o mercado brasileiro. A empresa estima que mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo usará redes sociais nos próximos meses, mas o número de pessoas que as acessam os sites e serviços crescem em ritmo moderado. A concorrência entre as redes sociais, empresas e produtos podem criar novas formas de mídia.

    O Gartner afirma que as redes sociais vão mudar radicalmente a forma de como as empresas interagem com seus clientes e funcionários. Por conta disso, registra-se um aumento por informações a respeito do tema e por sistemas que engajem as pessoas para temas de interesse das empresas. “Os sites de mídias sociais continuarão a incorporar técnicas de jogos em suas redes, influenciados pelas oportunidades de lucro que essas ferramentas apresentam. A venda de bens virtuais continuará a ser fonte primária de faturamento”, diz Van Baker, diretor de pesquisas do Gartner.